Mehinako

O povo indígena Mehinako vive na região Amazônica do Alto Xingu, abrangido pelo Parque Indígena do Xingu. São falantes da língua Aruak e somam menos de 300 pessoas, um quarto do número descrito pelo primeiro explorador que teve contato com o povo Mehinako no final do século XIX.  

Em meados da década de 1950, a população indígena Mehinako deixou sua aldeia mais antiga, na região do Rio Tuatuari, devido a conflitos com outro grupo indígena e tiveram incentivo dos irmãos Villas-Boas para integrar a região posteriormente denominada  Parque Indígena do Xingu. 

Os Mehinako realizam um grande evento funerário conhecido por Kwarup, sendo um dos mais importantes rituais para seu povo na região do Xingu.

Ameaças 

As aldeias originais habitadas pelos Mehinako foram abandonadas por motivos como: infertilidade do solo; desequilíbrio ambiental, que prejudicou lavouras de subsistência; mortes por conflitos com outras comunidades indígenas e a consequente insustentabilidade ou degradação das áreas onde habitavam. 

Na década de 1980, dezenas de indígenas morreram com os surtos de gripe e de sarampo, reduzindo, significativamente, sua população e também tornando-os dependentes do apoio médico dos “brancos”.

Os Mehinako realizam muitas trocas comerciais com indígenas e não-indígenas, o que provoca maior vulnerabilidade às doenças e o aculturamento, que gera distanciamento dos jovens de muitas das tradições indígenas. 

Para saber mais sobre o povo Mehinako acesse aqui

Artesanato e Arte Indígena 

São especialistas na troca ou comercialização de sal (potássio de sódio) e pequi coletados em regiões tradicionalmente habitadas pela comunidade. Realizam também comercialização de objetos artesanais como cestos e cerâmicas.

Os cestos são utilizados, tradicionalmente, para pesca e como utensílio de transporte ou armazenamento de alimentos. As cerâmicas também são usadas como utensílio doméstico e em rituais do povo Mehinako.

Apoie as comunidades indígenas e ribeirinhas, adquirindo os produtos artesanais produzidos organizações indígenas e comercializados pela Del Borgo, confira em nossa loja virtual.

Siga nos

Dúvidas e informações