A comunidade indígena Guarani Mbya está localizada na aldeia Rio Silveira, no litoral de São Paulo, entre os municípios de Bertioga e São Sebastião. Cerca de 120 famílias habitam a aldeia em meio à Mata Atlântica.
A formação da aldeia Rio Silveira originou-se da migração de indígenas vindos da região fronteiriça entre Brasil e Paraguai na década de 1940.
Disposta entre as cabeceiras do rio Silveira e do ribeirão Vermelho, a reserva está localizada a cerca de 1,5 km da praia de Boracéia. As moradias são, tradicionalmente, de pau-a-pique ou madeira.
Ameaças
A aldeia Guarani Mbya foi demarcada por decreto, em 1987, com cerca de 944 hectares. Existe um processo de expansão, a pedido da FUNAI, para 8.500 hectares, mas este permanece paralisado desde 2010.
A comunidade vive em situação precária, com ausência de serviços públicos e saneamento básico às famílias. A aldeia conta com uma escola para as crianças indígenas.
Para saber mais sobre o povo Guarani Mbya acesse aqui
Artesanato e Arte Indígena
A geração de renda da comunidade provém de atividades turísticas, como visitas à aldeia e aos atrativos naturais em seu território, acompanhadas de apresentações culturais.
Os indígenas Guarani também produzem e comercializam artesanatos tradicionais como biojoias e cestaria.
Apoie as comunidades indígenas e ribeirinhas, adquirindo os produtos artesanais produzidos organizações indígenas e comercializados pela Del Borgo, confira em nossa loja virtual.