Comunidades Ribeirinhas

cuia-1@2x

As comunidades ribeirinhas são formadas por povos que habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da Floresta Amazônica e outras regiões naturais do país. Seus modos de vida estão totalmente ligados ao fluxo das águas, adaptando-se aos períodos de seca e cheia dos rios. Entre as principais atividades econômicas exercidas pelos ribeirinhos, estão a pesca artesanal, roças de subsistência, práticas extrativistas e também a produção e comercialização de artesanato. 

A vida dos ribeirinhos da Amazônia também é caracterizada pelo isolamento entre rios e floresta. Geralmente, vivem em casas de palafitas e usam os rios como via de transporte por meio de barcos a remo ou movidos a motor. O isolamento geográfico e a falta de políticas públicas para essas comunidades dificultam o acesso aos serviços essenciais de saúde, educação e outros como energia elétrica, saneamento básico e tecnologia de comunicação. 

Enquanto população tradicional, os ribeirinhos só foram reconhecidos oficialmente em 2007. Atualmente são identificadas mais de 350 comunidades na região da Floresta Amazônica. 

As populações ribeirinhas são fundamentais para a manutenção das florestas e têm modos de vida tradicionais que devem ser respeitados.

Apoie as comunidades indígenas e ribeirinhas, adquirindo os produtos artesanais produzidos e comercializados pelas associações parceiras da Del Borgo, confira em nossa loja virtual.

Siga nos

Dúvidas e informações