Pulseira de miçanga Kayapo pequena

Produzida pelas mulheres Kayapó tem grafísmos tradicionais

Este produto está fora de estoque e indisponível.

SKU: Não aplicável

Kayapó Mebêngôkre Mekrãgnoti

O povo indígena Kayapó vive na região do rio Xingu, entre o Pará e o Mato Grosso, nas terras indígenas conhecidas como Baú e Mekragnotire. Eles próprios não utilizam o termo Kayapó, autodenominam-se Mebengôkré (aquele de origem do olho d’água), do povo Mekrãgnoti (faces vermelhas).

Ameaças

O território indígena dos Kayapó está cercado por fazendas e projetos da administração pública como hidrelétricas, rodovias e estradas. Os Kayapó sofrem pressão contínua sobre suas terras e seus recursos, sendo ameaçados também por  garimpos ilegais, madeireiros e por novos projetos de infraestrutura.

A resistência do povo indígena Kayapó permitiu a demarcação de suas áreas a partir da década de 1980, quando ganhou visibilidade nacional por meio de apoio de organizações internacionais e celebridades. Lideranças Kayapó, como Raoni e Paulinho Paiakan, tornaram-se mundialmente famosos por suas intensas articulações políticas. 

Após um período de grandes conflitos e relações comerciais negativas entre os indígenas e os brancos, os Kayapó se abriram às atividades ligadas ao modelo econômico predatório que se enraizou fortemente na Amazônia, sobretudo no regime militar. Atualmente, muitas comunidades Kayapó desenvolvem projetos de alternativas econômicas sustentáveis, em parcerias com ONGs e agências multilaterais de financiamento.

Para saber mais sobre o povo Kayapó Mekrãgnoti  acesse aqui

Artesanato e Arte Indígena 

O povo Kayapó vive de roças, cuidadas pelas mulheres, e da caça e da pesca, realizadas pelos homens das aldeias. Exercem também algumas atividades comerciais ligadas ao escoamento de produtos extraídos das florestas, como castanha, babaçu e cumaru. 

Os indígenas produzem artesanatos com bonitos e complexos grafismos, realizados pelas mulheres das aldeias. São pinturas, pulseiras, colares e brincos de miçangas, entre outros. Atualmente são desenvolvidos diversos projetos relacionados à arte indígena Kayapó, para fortalecer o trabalho da comunidade e ajudar na comercialização do artesanato.

Apoie as comunidades indígenas e ribeirinhas, adquirindo os produtos artesanais produzidos organizações indígenas e comercializados pela Del Borgo, confira em nossa loja virtual.

Siga nos

Dúvidas e informações